Ligue: 11 9.6646-6445 ( Whatsapp )

Quanto vou receber da seguradora pelo meu veículo?

nov 02, 2017 (0) comentários , ,

Ao contratar um seguro, geralmente se calcula com 100% da tabela FIPE. Mas você sabe o que significa isso na indenização de um sinistro?

A FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma entidade criada em 1973 para apoiar o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Entre muitas colaborações, a FIPE disponibiliza uma tabela com os preços médios de mercado praticados em todo o país.

Por ser uma tabela de preço médio, é natural que existam compras e vendas com valores maiores ou menores do que aqueles divulgados na tabela da FIPE. É incontestável que a tabela sirva como parâmetro nacional de negociação. A indenização do seguro de automóvel é paga com referência da Tabela FIPE do mês do pagamento da indenização, e não do mês em que o seguro foi contratado. Por isso a indenização está sujeita a valorização ou desvalorização.

No seguro de automóvel é possível contratar até 110% da Tabela Fipe, mas isso depende de diversas circunstâncias e as regras variam de seguradora para seguradora. Contratar mais do que 100% da Tabela FIPE significa que ao receber a indenização por seu automóvel num caso de perda total ou roubo, você receberá 100% + acréscimo escolhido.

Geralmente a contratação de mais que 100% da tabela é feita para veículos que tem equipamentos e acessórios diferenciados em relação ao modelo básico de seu carro. Claro que essa cláusula eleva o valor da apólice, em geral um aumento proporcional de 10%. A precaução serve para carros que estão em estado de conservação acima da média ou que possuem diversos opcionais. Essas alterações são mais comuns em populares, nos quais o dono investe em ar-condicionado ou direção hidráulica, itens que podem custar de 10% a 20% do valor do carro. Já os tops de linha, que saem completos da fábrica, em geral, não precisam da contratação dos 10%.

Até 10% para baixo ou para cima não há restrição; dependendo da idade do veículo e da quantidade de itens do veículo, o Fator de Ajuste para cima poderá ser superior a 10%, conforme tabela a seguir:

Limite Mínimo Limite Máximo do Fator de Ajuste
90% do Valor
de Mercado da
Tabela FIPE
Veículos:
Até 2 anos de idade
Veículos: + de 2 anos de idade
Até 2 itens
opcionais do
veículo 115%
+ de 2 itens
opcionais do
veículo 125%
Até 2 itens
opcionais do
veículo 110%
+ de 2 itens opcionais do
veículo 115%

 

*Com informações da FIPE

Formada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, Mariana tem experiência em Seguros e escreve para o blog da Figa Seguros onde traz novidades, tendências e informações sobre o assunto.

Todos posts do autor

Comment (0)

Leave a Comments

× Como posso te ajudar?