Ligue: 11 4152-7373 | 11 96646-6445 ( Whatsapp ) Entrar

Aprenda a economizar água: nosso bem mais precioso!

nov 09, 2017 (0) comentários , ,

“Este jardim é regado com água de reuso.” “Cuidado. Não beba. Água não potável”. Podemos ver essas frases em espaços públicos, caminhões, e em outros lugares onde a prática de se utilizar água reutilizável é comum. Mas você sabe o que significa “reuso de água”? Vamos entender um pouco mais.

A reutilização ou o reuso de água ou o uso de águas residuárias não é um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo há muitos anos.

Existem relatos de sua prática na Grécia Antiga, com a disposição de esgotos e sua utilização na irrigação. No entanto, a demanda crescente por água tem feito do reuso planejado da água um tema atual e de grande importância.

Neste sentido, deve-se considerar o reuso de água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água.

Assim, os esgotos tratados têm um papel fundamental no planejamento e na gestão sustentável dos recursos hídricos como um substituto para o uso de águas destinadas a fins agrícolas e de irrigação, entre outros.

Grandes volumes de água potável podem ser poupados pelo reuso quando se utiliza água de qualidade inferior (geralmente efluentes pós-tratados) para atendimento das finalidades que podem prescindir desse recurso dentro dos padrões de potabilidade.

Consumo de água e racionamento
A água é um bem precioso que deve ser consumido de forma racional. Estudiosos apontam que, futuramente, a água poderá se tornar rara caso continue ocorrendo desperdício. Em algumas regiões do mundo, principalmente nas mais pobres, já ocorre a falta de água.

Dicas de racionamento e tratamento de água no dia a dia:
– Não use água para lavar carros e calçadas;
– Ao escovar os dentes, feche a torneira;
– Tome banhos mais curtos, ensaboando o corpo antes de ligar o chuveiro;
– Acabe com os vazamentos em canos residenciais;
– Para quem tem piscina, evite trocar a água constantemente. Use procedimentos de tratamento de água;
– Ao tomar conhecimento de vazamento de água nas ruas, comunique imediatamente a empresa de água responsável ou a prefeitura.
– Junte uma boa quantidade de roupas antes de coloca-las na máquina de lavar;
– Ajude a combater a poluição das águas. Não jogue lixo nos rios e córregos. Não jogue óleo de cozinha no encanamento, pois este produto irá contaminar as águas. Um litro de óleo de frituras pode contaminar até um milhão de litros de água.

Lembre-se: se todos economizarem a água não vai faltar. Racionando, podemos ajudar o meio ambiente e economizar dinheiro. Ganha-se duas vezes.
*Com informações do site da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)

Formada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, Mariana tem experiência em Seguros e escreve para o blog da Figa Seguros onde traz novidades, tendências e informações sobre o assunto.

Todos posts do autor

Comment (0)

Leave a Comments