Ligue: 11 9.6646-6445 ( Whatsapp )

Qualidade de Vida: seu bem-estar nas atividades diárias

ago 23, 2017 (0) comentários , , , ,

Qualidade de Vida é um tema comum em nosso cenário cada vez mais estressante e agitado. A busca pela melhoria nas condições atuais se tornou objeto de desejo de muitos que vivem nas grandes cidades e passam a maior parte do tempo nas ruas e no ambiente de trabalho do que em sua própria casa. A indústria imobiliária sabe dessa necessidade humana e oferece casas e apartamentos com amplos espaços, lazer completo, áreas arborizadas e tudo mais para o conforto e bem-estar dos moradores. Mas será que diante da correria do dia a dia há tempo para desfrutar desse emaranhado de benefícios? Como ter disposição para chegar em casa depois de um congestionamento recorde e jogar uma partida de tênis?

Ao mesmo tempo em que refletimos sobre essas questões vemos a necessidade de cuidar de nossa saúde, já que a vida passa tão rápida e temos que semear hoje o que vamos colher amanhã. Também não queremos ter uma velhice carregada por doenças, mal estar e reclamações. Afinal, a terceira idade hoje já é chamada da melhor idade e as estatísticas do Censo do IBGE comprovam isso: número de idosos no Brasil vai quadruplicar até 2060. No período, a expectativa média de vida do brasileiro deve aumentar dos atuais 75 anos para 81 anos.

Então, como podemos contribuir para uma vida mais saudável no futuro? Com dicas simples, que podem fazer parte dos hábitos diários, muitas mudanças serão notadas logo no início. Por exemplo, andar de bicicleta, além de promover a boa saúde em muitos aspectos, ajuda no trânsito das grandes cidades, o que já garante a qualidade de vida de boa parte da população com a redução de veículos nas principais avenidas em horário de pico. Vamos aos outros benefícios:

– Fortalece o coração com um passeio de bicicleta, já que esta é uma atividade aeróbica.

– Nesse exercício físico, você distribui melhor a sua massa e não sobrecarrega nenhuma parte do corpo.

– Em um passeio de cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo.

– Poder tomar rotas alternativas, passar em meio aos carros e ainda não afetar de maneira alguma o meio ambiente.

Mas, todo o cuidado é pouco. Conciliar carro e bicicleta no trânsito de maneira gentil é possível e depende de todos. Para isso, use luzes na bicicleta para ser bem visto, não se esqueça dos itens básicos de segurança, como capacete e luvas, e não ande na contramão e afaste-se de portas de carros parados, elas podem abrir a qualquer momento. É muito importante que os motoristas possam prever sua trajetória, por isso sempre sinalize o que pretende fazer, com sinais de mão. Também é bom evitar as grandes avenidas porque geralmente tem pouco espaço sobrando para você transitar. As calçadas também não são vias, são para o pedestre. E, é claro, peça passagem e dê passagem.

Um pouquinho por dia você sentirá muita diferença na sua saúde, na redução do tempo no trânsito, enfim, na sua disposição diária. Vale a pena tentar, basta deixar a preguiça de lado e tomar a iniciativa. Se não tiver uma bike, pegue emprestado de um colega e vá pelo menos até o metrô ou terminais de ônibus que possuem estacionamentos para elas.

Essa qualidade de vida não precisa de tempo disponível para existir, basta usar seu caminho diário para fazer a diferença! Então, quem sabe, ao chegar em casa, você encontra mais tempo e disposição para jogar um tênis, futebol com os amigos ou passear com seu cãozinho que lhe esperou o dia inteiro?

Formada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, Mariana tem experiência em Seguros e escreve para o blog da Figa Seguros onde traz novidades, tendências e informações sobre o assunto.

Todos posts do autor

Comment (0)

Leave a Comments

× Como posso te ajudar?