Na hora de comprar um carro usado, saiba fazer bom negócio

Na hora de trocar de carro, as opções são infinitas. A cada ano as montadoras disponibilizam modelos mais versáteis e modernos, alguns que priorizam conforto, outros força, ou ainda design diferenciado no mercado. Mal sabemos por onde começar a procurar, mas depois que escolhemos o veículo que será nossa próxima aquisição, devemos levar em consideração onde comprar e fazer uma avaliação crítica sobre o bem em negociação.
Para você não comprar gato por lebre, já existem consultores especializados em avaliar automóveis, mas o serviço é pago. Se sua preferência é analisar por si mesmo, então alistamos aqui alguns cuidados necessários na compra do automóvel usado:
Alguns indícios de que o carro já rodou bastante:
- Manopla de câmbio e volante lisos;
- Pedal do freio desgastado indica que ele passou dos 70.000 km;
- Marcas irregulares de desgaste nos pneus, que podem significar falta de alinhamento e problemas na suspensão;
- Balance o carro segurando o para-choque e depois solte. Se ele continuar se mexendo, é sinal de que os amortecedores estão gastos
Para saber se o motor está em bom funcionamento:
- Procure vazamentos de óleo (motor muito limpo pode ter sido lavado);
- Verifique as juntas do cabeçote: elas não podem estar muito limpas (indica que foram lavadas para esconder vazamento) nem sujas de óleo (indício de vazamento). Marcas e manchas de óleo no contorno mostram que foram reapertadas e podem estar empenadas;
- Se o carro demorar a pegar, os bicos injetores estão sujos;
- Óleo muito escuro e abaixo do nível também são sinais de que o proprietário é desleixado;
- Fumaça branca ou azul saindo do escapamento indica que o veículo está queimando óleo.
Aspectos externos a serem avaliados:
- Pintura recente e ondulações são sinais de que o carro foi batido;
- Verifique o vão entre partes (como capô, grade ou para-choque); se ele for grande, as peças foram trocadas;
- Repare se há ondulações nas paredes do cofre do motor; elas indicam que o carro pode ter sido batido (pintura nova nas áreas próximas é outro indício de batida);
- Parafusos de outra cor em chapas e peças da carroceria também indicam reparos;
- Cheque se as portas estão desalinhadas;
- Marcas de ferramenta e arranhões em peças como faróis e lanternas revelam se elas já foram trocadas;
- Procure pontos de solda além dos originais de fábrica
Observe ainda se os bancos não estão afundados, soltos, tortos, rasgados, sujos ou quebrados. Confira o estado dos espelhos retrovisores, pára-choques, lanternas, freios de mão e pé, faróis, limpadores de pára-brisas, desembaçador, pisca-pisca, luzes de freio, velocímetro, pisca-alerta, buzina, indicador de temperatura etc. Pontos de ferrugem, água ou umidade embaixo dos tapetes indicam problemas na vedação (borrachas dos vidros e portas) ou furos no assoalho.
*Com informações da Folha de SP
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