Casa ecológica faz bem para saúde, para o bolso e para o planeta

Eficiência energética, uso racional da água, preferência por materiais ecologicamente corretos e preservação ambiental estão entre os principais fatores destes projetos.
As construções que recebem o selo LEED (liderança em energia e design para o meio-ambiente) seguem rigorosas regras no que diz respeito a cinco pilares: implantação sustentável, energia e atmosfera, consumo eficiente de água, materiais e recursos, e qualidade interna do ambiente.
Para construir uma casa sustentável, é preciso verificar antes a disponibilidade de água no subsolo, regimes de chuva e vento, orientação solar, vegetação etc. Na serra gaúcha, por exemplo, o isolamento térmico é essencial, enquanto em Manaus, é necessário arejar ao máximo a casa devido às altas temperaturas, consumindo menos energia elétrica.
Além dos benefícios ambientais, um “projeto verde” pode custar muito menos do que a construção de uma casa convencional. Imagine erguer uma casa com apenas 8 mil reais e o melhor, feita com materiais sustentáveis. Utilizando apenas produtos encontrados na natureza um grupo de amigos construiu com as próprias mãos esta casa natural e de baixo custo que levou cerca de nove meses para ficar pronta.
As estruturas da residência são basicamente compostas de COB, uma mistura de argila, areia e palha. Mas nem por isso a casa passar a ser vulnerável. O material é a prova de fogo, altamente resistente a abalos sísmicos e tem um custo quase nulo. Outra vantagem do COB é que as paredes feitas a partir dele servem como massa térmica, mantendo a casa fria no verão e quente no inverno. O material também é resistente a climas úmidos e se for bem trabalhado pode durar séculos.
Outro modelo de projeto recebeu prêmios. O projeto de uma casa do arquiteto catarinense André Fornari foi o ganhador do Concurso Nacional de Estudos Preliminares de Arquitetura, realizado pela empresa petroquímica Braskem em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil de Alagoas. O objetivo era escolher o melhor projeto para um modelo de casa sustentável que tivesse o plástico como material principal, sobretudo o PVC. A casa será erguida em 2014 e ficará aberta para visitação.
E quem não quer ter uma casa saudável, clara, termicamente confortável e que gaste menos água e energia? A casa ecológica, além de beneficiar o meio ambiente, garante bem-estar dos moradores (faz bem para saúde, para o bolso e para o planeta).
Mesmo se sua casa for um projeto sustentável, não deixe de protegê-la contra incêndios, impactos de veículos, vendavais, quebra de vidros, roubo ou furtos. Você pode ter essa segurança e tranquilidade por contratar o seguro residencial. Ele tem baixo custo e garante proteção completa! Entre em contato conosco e saiba mais.
*Com informações da Folha de São Paulo e Casa Abril
Comment (0)